sexta-feira, 14 de outubro de 2011

ativ.4.3´Mídia- Educação no contexto escolar

Ativi. 4.3. Mídia – Educação no contexto escolar.

Segundo  Costa, as tecnologias de informação e comunicação mudaram nossa vidas [...], realmente a era tecnológica se proliferou com uma rapidez inesperada no mundo. Essa invasão tecnológica encontrou uma sociedade despreparada, sem hábito de conduzi-lo para progresso, ou seja, buscando saber entender essa mudança.
Percebe-se que  hoje  o espaço cibernético  já esta familiarizado por uma grande porcentagem da sociedade, por ter facilidade na performance de um trabalho realizado, além dos múltiplos usos  outros meios de comunicação e informação, como os diversos tipos de celulares abrangente no mundo.
Portanto, a mídia – educação não pode seguir lado a lado, mas sim juntos, cooperando para mediar, aperfeiçoar como mecanismo de aprendizagem, sanando as dificuldades que apresentar na alfabetização básica.
Diante  dessa confirmação, pode-se dizer que já vivenciei esse resultado positivo,quando  fui professora de informática nas series iniciais, todos os educando obtiveram habilidades no manuseio,  auxilio na leitura e escrita, pesquisa e entendimento dos softwares necessário para o aprender-fazer. A escola  “ João Batista das Neves”, foi reconhecida pela sociedade por essa diferencia de conhecimento.As matriculas foram muitas, que a escola não suportava pelo espaço que não era suficiente.
Enfim, acredito que a tecnologia veio para nos professor , cooperar e auxiliar na transmissão de conhecimento, desde que conduzi-lo para formação do cidadão de bem.

domingo, 18 de setembro de 2011

O profissional deve ter compromisso com novas estratégias, melhorando melhor a compreensão do educando.Ser persistente na transformação de uma sociedade justa, que a criança do amanhã seja um adulto confiavél.





Ativi. 3.2
Plano de aula
Disciplina: geografia
Conteúdo:  espaço escolar
Data:16/09/2011

Objetivos:            Analisar o espaço em que  percorre na unidade escolar
                                 Perceber detalhes  no espaço escolar

Estratégias=     primeiramente   pedir para os alunos relatar o que no espaço da escola por onde passa:pedir para fazer um desenho que represente o que vê  no espaço escolar. Na aula seguinte,  apresentarei um   vídeo  com fotos que mostre a construção da escola e como ela  apresenta no momento. Esse  vídeo ampliará  o conhecimento sobre o espaço, sendo  na seqüência  construíra   uma maquete da sala de aula.


Avaliação:  essa iniciativa surgiu porque  houve uma necessidade de saber se os alunos percebesse o espaço que está, assim, aprenda analisar e obter percepção do lugar. Esse estudo foi questionado a lateral, largura, altura e detalhes na estrutura. Antes do estudo, os alunos não caprichavam no desenho e não tinha compreensão estrutura, logo ficava muito inquieto. Após o estudo, na formação de grupo para fazer a maquete, percebe-se mais  unidos no grupo e concentrado.

ativi.3.3

PROJETO:  espaço escolar
Ao aprender as respostas certas, os alunos desaprendem a arte de se aventurar e de errar, sem saber que, para uma resposta certa, milhares de tentativas erradas devem ser feitas”. (Rubem Alves)

JUSTIFICATIVA:
Este projeto tem o intuito do conhecimento global do ser humano: conhecendo o espaço, ampliando conceitos  e análise  do local transitável  descobrindo que o indivíduo está presente em todas as comunidades, relacionando-se com  todo o ambiente onde vive e identificando e analisando diferenças, conceitos, preconceitos, características, valores de toda uma sociedade ao qual ele está inserido.
Todo o trabalho que será desenvolvido pelas crianças passa por conhecimentos de prática e interação com a comunidade escolar, familiar, enfim, a sociedade.
OBJETIVOS:
Proporcionar ao aluno  a análise do espaço que esta.
Observar detalhes que existe na escolar
Aquisição de novas formas de relações;
Adquirir noções fundamentais da estrutura da sala
Estabelecer uma relação com a sociedade; 
CONTEÚDOS:
Identificação de si mesmo, do próximo, do ambiente que vive e do ambiente escolar;
Participação em pesquisas na internet como construir uma maquete
Integração com os colegas e adultos no ambiente escolar;
Respeito e valorização de si próprio e com os colegas;
Desenho e pintura
Rodas de conversas;
 ESTRATEGIAS:
Elaborar textos a partir do auto – conhecimento;
Coletar dados por meio de pesquisas e observações;
Passear  pelo espaço da escola , observando a frente da escola
Montar  uma maquete (em grupo) da sala
Construir cartazes;
Registrar experiências vividas pelo grupo;
  Prepara material necessário para desenvolver as seqüências de atividade a serem trabalhadas durante o projeto;

INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO:
Os projetos transformam a avaliação em um processo contínuo à realidade cotidiana da sala de aula. Observação do comportamento do educando: hábitos de trabalhos, relacionamento com os amigos e professores, cumprimento das tarefas escolares, atitudes positivas ou negativas com relação aos trabalhos escolares, capacidade de cooperação, aproveitamento de tempo e atividades produzidas espontaneamente.

maquete de sala de aula, feita de caixa de papelão

sábado, 13 de agosto de 2011

Ciclo D' água




Na aula expositiva  foi apresentada texto informativo, gravura e pesquisada nos livros.Durante a aula foi houve muito questionamento. 


vídeo01 -O uso  do recurso tecnológico para aprimorar o entendimento do conteúdo.
vídeo 2
















Registro da aula.

Na sala de aula foi apresentado figura e texto informativo, onde os alunos  manusearam para realizar as atividades com recorte e colagem. logo após  fazer desenho como entenderam o processo.
A professora sempre questionando a importância  d' água para o ser humano e animais, todos os seres viventes da terra. Os alunos demonstraram muito esperto para responder a questão, tanto oralmente quanto escrito.
 A aula com vídeo,  pedi para prestar atenção no processo d' água e como manter o tratamento para nosso consumo.No momento que estávamos assistindo  chamou - me atenção por ter sido muito bem apreciado pelos alunos. Na sala de aula voltei a questionar e pedir para alguém relatar o que aprendeu com o vídeo. 
Pelo que senti o vídeo  permitiu  a compreensão  para  relatar o que foi visto e entendido. Com essa aula,  pude  perceber que  tecnologia sem nenhuma duvida  auxilia na maneira de pensar , na habilidade e conhecimento do individuo.










domingo, 24 de julho de 2011

atividade pedagogica

conceituando hipertexto

Hipertexto é uma maneira de organizar um texto de forma não linear, em que se inserem links de navegação em palavras-chaves. Esses links remetem o leitor a outros documentos de texto, a outros sites ou abrem janelas de conceitos adicionais que também podem ser hipertextuais. Nesse caso o texto, tal como o cérebro humano, assume uma estrutura não hierárquica cuja característica é a capilaridade, ou melhor, uma forma de organização em rede. O usuário ao acessar um ponto determinado de um hipertexto, consequentemente, outros que estão interligados também são acessados, num grau de interatividade que ultrapassa a barreira da leitura plana ou linear.
Hipertexto é um termo utilizado pela mídia a fim de transformar relações entre imagens, sons, textos associados, tornando um elo pensado entre as pessoas e unidades textuais, realizando assim a compreensão da leitura. No caso do usuário ter acesso ao hipertexto , também outros terão se estiverem interligados no momento, havendo assim a reciprocidade e interação na leitura