Ativi. 3.2
Plano de aula
Disciplina: geografia
Conteúdo: espaço escolar
Data:16/09/2011
Objetivos: Analisar o espaço em que percorre na unidade escolar
Perceber detalhes no espaço escolar
Estratégias= primeiramente pedir para os alunos relatar o que no espaço da escola por onde passa:pedir para fazer um desenho que represente o que vê no espaço escolar. Na aula seguinte, apresentarei um vídeo com fotos que mostre a construção da escola e como ela apresenta no momento. Esse vídeo ampliará o conhecimento sobre o espaço, sendo na seqüência construíra uma maquete da sala de aula.
Avaliação: essa iniciativa surgiu porque houve uma necessidade de saber se os alunos percebesse o espaço que está, assim, aprenda analisar e obter percepção do lugar. Esse estudo foi questionado a lateral, largura, altura e detalhes na estrutura. Antes do estudo, os alunos não caprichavam no desenho e não tinha compreensão estrutura, logo ficava muito inquieto. Após o estudo, na formação de grupo para fazer a maquete, percebe-se mais unidos no grupo e concentrado.
ativi.3.3
PROJETO: espaço escolar
“Ao aprender as respostas certas, os alunos desaprendem a arte de se aventurar e de errar, sem saber que, para uma resposta certa, milhares de tentativas erradas devem ser feitas”. (Rubem Alves)
JUSTIFICATIVA:
Este projeto tem o intuito do conhecimento global do ser humano: conhecendo o espaço, ampliando conceitos e análise do local transitável descobrindo que o indivíduo está presente em todas as comunidades, relacionando-se com todo o ambiente onde vive e identificando e analisando diferenças, conceitos, preconceitos, características, valores de toda uma sociedade ao qual ele está inserido.
Todo o trabalho que será desenvolvido pelas crianças passa por conhecimentos de prática e interação com a comunidade escolar, familiar, enfim, a sociedade.
OBJETIVOS:
Proporcionar ao aluno a análise do espaço que esta.
Observar detalhes que existe na escolar
Aquisição de novas formas de relações;
Adquirir noções fundamentais da estrutura da sala
Estabelecer uma relação com a sociedade;
CONTEÚDOS:
Identificação de si mesmo, do próximo, do ambiente que vive e do ambiente escolar;
Participação em pesquisas na internet como construir uma maquete
Integração com os colegas e adultos no ambiente escolar;
Respeito e valorização de si próprio e com os colegas;
Desenho e pintura
Rodas de conversas;
ESTRATEGIAS:
Elaborar textos a partir do auto – conhecimento;
Coletar dados por meio de pesquisas e observações;
Passear pelo espaço da escola , observando a frente da escola
Montar uma maquete (em grupo) da sala
Construir cartazes;
Registrar experiências vividas pelo grupo;
Prepara material necessário para desenvolver as seqüências de atividade a serem trabalhadas durante o projeto;
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO:
Os projetos transformam a avaliação em um processo contínuo à realidade cotidiana da sala de aula. Observação do comportamento do educando: hábitos de trabalhos, relacionamento com os amigos e professores, cumprimento das tarefas escolares, atitudes positivas ou negativas com relação aos trabalhos escolares, capacidade de cooperação, aproveitamento de tempo e atividades produzidas espontaneamente.

Nenhum comentário:
Postar um comentário