domingo, 18 de setembro de 2011

O profissional deve ter compromisso com novas estratégias, melhorando melhor a compreensão do educando.Ser persistente na transformação de uma sociedade justa, que a criança do amanhã seja um adulto confiavél.





Ativi. 3.2
Plano de aula
Disciplina: geografia
Conteúdo:  espaço escolar
Data:16/09/2011

Objetivos:            Analisar o espaço em que  percorre na unidade escolar
                                 Perceber detalhes  no espaço escolar

Estratégias=     primeiramente   pedir para os alunos relatar o que no espaço da escola por onde passa:pedir para fazer um desenho que represente o que vê  no espaço escolar. Na aula seguinte,  apresentarei um   vídeo  com fotos que mostre a construção da escola e como ela  apresenta no momento. Esse  vídeo ampliará  o conhecimento sobre o espaço, sendo  na seqüência  construíra   uma maquete da sala de aula.


Avaliação:  essa iniciativa surgiu porque  houve uma necessidade de saber se os alunos percebesse o espaço que está, assim, aprenda analisar e obter percepção do lugar. Esse estudo foi questionado a lateral, largura, altura e detalhes na estrutura. Antes do estudo, os alunos não caprichavam no desenho e não tinha compreensão estrutura, logo ficava muito inquieto. Após o estudo, na formação de grupo para fazer a maquete, percebe-se mais  unidos no grupo e concentrado.

ativi.3.3

PROJETO:  espaço escolar
Ao aprender as respostas certas, os alunos desaprendem a arte de se aventurar e de errar, sem saber que, para uma resposta certa, milhares de tentativas erradas devem ser feitas”. (Rubem Alves)

JUSTIFICATIVA:
Este projeto tem o intuito do conhecimento global do ser humano: conhecendo o espaço, ampliando conceitos  e análise  do local transitável  descobrindo que o indivíduo está presente em todas as comunidades, relacionando-se com  todo o ambiente onde vive e identificando e analisando diferenças, conceitos, preconceitos, características, valores de toda uma sociedade ao qual ele está inserido.
Todo o trabalho que será desenvolvido pelas crianças passa por conhecimentos de prática e interação com a comunidade escolar, familiar, enfim, a sociedade.
OBJETIVOS:
Proporcionar ao aluno  a análise do espaço que esta.
Observar detalhes que existe na escolar
Aquisição de novas formas de relações;
Adquirir noções fundamentais da estrutura da sala
Estabelecer uma relação com a sociedade; 
CONTEÚDOS:
Identificação de si mesmo, do próximo, do ambiente que vive e do ambiente escolar;
Participação em pesquisas na internet como construir uma maquete
Integração com os colegas e adultos no ambiente escolar;
Respeito e valorização de si próprio e com os colegas;
Desenho e pintura
Rodas de conversas;
 ESTRATEGIAS:
Elaborar textos a partir do auto – conhecimento;
Coletar dados por meio de pesquisas e observações;
Passear  pelo espaço da escola , observando a frente da escola
Montar  uma maquete (em grupo) da sala
Construir cartazes;
Registrar experiências vividas pelo grupo;
  Prepara material necessário para desenvolver as seqüências de atividade a serem trabalhadas durante o projeto;

INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO:
Os projetos transformam a avaliação em um processo contínuo à realidade cotidiana da sala de aula. Observação do comportamento do educando: hábitos de trabalhos, relacionamento com os amigos e professores, cumprimento das tarefas escolares, atitudes positivas ou negativas com relação aos trabalhos escolares, capacidade de cooperação, aproveitamento de tempo e atividades produzidas espontaneamente.

maquete de sala de aula, feita de caixa de papelão

Nenhum comentário:

Postar um comentário